Este Espaço tem por objetivo compartilhar leituras, falar de encontros, educação, eco-feminismo, parto humanizado, cultura de paz, espiritualidade, dança... de movimentos que o Universo faz pelos quais nos encontramos.
Seja bem vindo, a entrada é franca e amiga... mas chegue com o coração aberto, senão, de nada vai adiantar estar aqui!

12 de set. de 2009

Somos ao mesmo tempo o denso e o sutil

O denso se materializa em universos fechados, formas aprisionantes de apego que não se expandem – universos da forma, prisões espaço-temporais, consciências lineares finitas. Só é eterno o que se sutiliza, o eterno agora, a consciência do presente, do instante, libertando a mente de suas prisões espaço-temporais. A entrega...
Temos, assim, um inconsciente coletivo denso, fruto do egoísmo humano e um inconsciente coletivo sutil, fruto da unidade com a fonte original, o self eterno, fonte de toda vida. Nosso eu original, verdadeiro.

“Segundo os tântricos, não há diferença entre bem e mal, entre puro e impuro, mas unicamente a superação do dualismo e a unidade do espírito. O que conhece, reconhece que não existem diferenças nem polaridades. Para ele, as transformações terrenas e o Nirvana são UM, inseparáveis já que não passam de estados de consciência. Quando se rasga o véu da ignorância, não há mais diferença entre mundo material e mundo transcendental.”
“Existem faculdades no homem que ele ainda não é capaz de expressar, porém esses potenciais permanecem latentes em todas as pessoas. Como despertá-los?
Para o homem ignorante, o intelecto é o último estágio; mas, para o homem sábio, ele é a etapa intermediária, sendo possível transcender esse intelecto completamente e, ao mesmo tempo, transmitir a mais pura expressão de sua energia criativa. (...)
Um homem pode existir sem uma mente, contanto que ele tenha descoberto outra mente além dessa.” (Swami Satyananda Saraswati)


Fonte: Merkabah – Mandala Holográfico – Yantra da Sabedoria, Rosa M. Da S. Rezende, Ed. Madras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gentileza gera Gentileza

Se algum artigo neste blog estiver como "autoria desconhecida" e você souber informar, agradeço e farei a devida correção. Solicito também que ao extrair qualquer informação desta página seja adicionada à devida autoria ou endereço: http://pedagogiadoencontro.blogspot.com

Grata pelo Encontro.